Exame Logo

Superávit comercial chinês bate recorde em junho

Saldo positivo na balança chegou a 14,5 bilhões de dólares, quebrando a marca estabelecida em maio

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O superávit comercial da China cresceu em junho para 14,5 bilhões de dólares, um patamar recorde, de acordo com o ministério do Comércio chinês. O anúncio aumenta a pressão sobre o governo do país para que permita uma valorização mais acelerada da moeda local, o yuan.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o recorde anterior havia sido registrado em maio deste ano, com o valor de 13 bilhões de dólares. No acumulado dos primeiros seis meses do ano, o saldo é de 61,45 bilhões de dólares, 55% acima do total conseguido no mesmo período de 2005.

Veja também

Pressionada para deixar que o yuan se valorize, principalmente pelos Estados Unidos, a China tem argumentado que medidas nesse sentido poderiam prejudicar o nível de emprego nas empresas exportadoras. Em discursos realizados no início do ano, o secretário de comércio americano Carlos Gutierrez chegou a dizer que os Estados Unidos poderiam "reavaliar as relações econômicas com a China" se o país não mostrasse resultados concretos no comércio entre os dois países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame