Mundo

Santorum espera repetir em New Hampshire bom resultado de Iowa

Republicano conseguiu 25% dos votos nos 'caucus' (assembleias populares) nesta terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 20h53.

Washington - A equipe de campanha do ex-senador republicano Rick Santorum anunciou nesta quinta-feira que arrecadou US$ 1 milhão após o surpreendente empate técnico com Mitt Romney em Iowa, o que dá ainda mais força para o pré-candidato à presidente dos Estados Unidos nas primárias de New Hampshire, que serão realizadas na próxima terça-feira.

Santorum, que conseguiu 25% dos votos nos 'caucus' (assembleias populares) nesta terça-feira, já está, como os demais concorrentes, em New Hampshire, estado tradicionalmente moderado, onde o favorito Mitt Rommey deverá ganhar terreno.

O desafio de Santorum, que viu sua popularidade disparar em apenas uma semana, é canalizar o novo financiamento e a atenção da mídia para relançar sua proposta conservadora radical na segunda etapa das primárias republicanas.

O ex-senador reconheceu que Romney leva vantagem em New Hampshire, mas se mostrou confiante em conseguir mais um bom resultado, após percorrer uma maratona no pequeno estado do nordeste dos EUA.

'New Hampshire se baseia na política da proximidade, e achamos que podemos fazer o mesmo que fizemos em Iowa', disse Santorum, que afirmou que seu bom resultado na terça-feira se deveu ao contato direto com os eleitores.

Além disso, Santorum tentará 'convencer os conservadores descontentes com Romney' de que ele pode ser uma alternativa ao ex-governador de Massachusetts para ganhar do atual presidente Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira o subdiretor do Instituto de Pesquisas da Universidade Quinnipiac, Peter Brown.

Após os 'caucus' de Iowa, a corrida pela candidatura presidencial republicana se dividiu entre Santorum, Romney e o ultraliberal Ron Paul, quem conseguiu bons resultados mas que devido ao seu radicalismo não teria chances de ganhar a disputa.


Em seguida ficam o ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich; o governador do Texas, Rick Perry, e o ex-governador de Utah, John Huntsman, que decidiu não participar em Iowa para se concentrar em New Hampshire.

Outro desafio de Santorum, que surge com o fortalecimento de sua candidatura, será se defender dos ataques de seus adversários. Ex-senador pela Pensilvania, o político de 53 anos e com sete filhos, reiterou hoje num discurso suas propostas, que combinam ultraconservadorismo social com liberalismo econômico.

Na última pesquisa realizada pelo instituto Zogby International, Romney tem uma clara vantagem em New Hampshire, com 38% das intenções de voto, seguido por Paul, com 24%, e Santorum com 10,8%. Mas o ex-senador tinha apenas 3% na enquete anterior.

Após New Hampshire, a próxima etapa das primárias será realizada na Carolina do Sul, em 21 de janeiro. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame