Rio na Rússia fica vermelho sangue e assusta moradores

Moradores da cidade de Norilsk, na Rússia, levaram um susto na última terça-feira ao encontrar o rio Daldykan totalmente transformado

São Paulo – Moradores da cidade de Norilsk, na Rússia, levaram um susto na última terça-feira ao encontrar o rio Daldykan, vizinho à região, totalmente transformado com um fluxo de água vermelho sangue.

Autoridades locais suspeitam que o fenômeno tenha sido causado por um vazamento de resíduos da gigante mineradora de níquel russa Norilsk Nickel. 

Segundo a rede de notícias americana CNN, a empresa nega que a poluição tenha ligação com alguma de suas fábricas, mas se comprometeu a reduzir sua produção na região, enquanto testes são realizados.

O rio não é usado no abastecimento público de água da região e não representa uma ameaça imediata à população, mas os danos à vida marinha são inevitáveis. 

A cidade de Norilsk, que surgiu como um campo de concentração russo (gulag) em 1935, é conhecida por seus invernos rigorosos e pelo alto nível de poluição industrial.

Os moradores dizem que não é a primeira vez que o rio ficou vermelho  e compartilham imagens do fenômeno, que ganharam as redes sociais: 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.