Rei da Espanha homenageia grandeza e legado de Mandela

O Rei da Espanha publicou uma carta para expressar suas profundas condolências pela morte de Nelson Mandela

Madri - O Rei da Espanha publicou nesta sexta-feira uma carta para expressar suas "profundas condolências" pela morte de Nelson Mandela, de quem destaca seu "exemplo de integridade e grandeza postos a serviço dos outros".

"Descanse em paz quem soube trazê-la à África do Sul e a quem todos devemos tanta gratidão", proclama Juan Carlos I em sua carta, publicada no site oficial da Casa do Rei e na qual lembra tanto a visita de Mandela à Espanha em 1992 para receber o Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional com o presidente De Klerk como a viagem à África do Sul dos Reis em 1999.

"Fiel ao sentimento de todos os espanhóis, quero transferir ao governo, ao povo amigo da África do Sul e a sua família nossas mais profundas condolências", assinala o monarca na carta.

O Rei relembra o "imenso sacrifício pessoal, verdadeiramente heroico" de Mandela, "ao enfrentar com tanta força e integridade seu injusto encarceramento durante 27 anos".

Juan Carlos também evoca a "alegria universal por sua libertação" e "a admiração que todos sentimos pelo acerto com o qual soube dirigir à África do Sul rumo à reconciliação e à Democracia".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.