Mundo

Reebok paga multa recorde por morte de criança que engoliu pingente

O menino americano de quatro anos morreu porque o pingente tinha quantidades tóxicas de chumbo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A fabricante americana de materiais esportivos Reebok terá de pagar uma multa de 1 milhão de dólares por importar e distribuir um bracelete com um pingente que contém quantidades tóxicas de chumbo. A empresa fez o recall de 300 mil braceletes em 2006.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira pela Comissão de Segurança de Bens de Consumo dos Estados Unidos, que informou que trata-se da maior multa já aplicada no país por descumprimento da legislação substâncias perigosas. A empresa teria descumprido a lei federal de 1960 que obriga que produtos potencialmente tóxicos sejam devidamente rotulados. A Reebok, que pertence à alemã Adidas, negou as acusações.

Em maio de 2006, um menino de quatro ano de Minneapolis (EUA) morreu após engolir o pingente em forma de coração do bracelete. Os pingentes foram fabricados na China e dados como brinde entre maio de 2004 e março de 2006 para quem comprasse um dos 300 mil pares de tênis de um modelo.

Casos como o da Reebok não são exceção nos Estados Unidos. Diversos brinquedos fabricados na China sofreram recall no ano passado por apresentarem risco de vida a crianças. Entre os casos, estão as maiores fabricantes de brinquedo do mundo, a Mattel e a Hasbro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame