Putin promulga incorporação da Crimeia e Sebastopol à Rússia

O presidente Vladimir Putin, promulgou a incorporação da república da Crimeia e do porto de Sebastopol à Rússia

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, promulgou nesta sexta-feira a incorporação da república da Crimeia e do porto de Sebastopol à Rússia.

Em cerimônia no Kremlin, o líder russo assinou o pacote de leis que ratifica juridicamente a incorporação da Crimeia e Sebastopol à Federação da Rússia.

Putin parabenizou todos os russos pela reunificação do país com a Crimeia, que pertenceu à Rússia até 1954, para depois saudar um a um os líderes da Duma, do Senado e dos grupos parlamentares representados no parlamento.

"Temos pela frente muito trabalho para a adaptação da Crimeia e sua integração ao sistema legislativo da Federação da Rússia, à economia e ao âmbito social", disse Putin.

Pouco antes, o Conselho da Federação (Senado russo) ratificou por unanimidade o tratado de incorporação assinado nesta semana no Kremlin por Putin e as mais altas autoridades da Crimeia.

Antes da votação no Senado, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse aos legisladores que falar de "anexação" da Crimeia à Rússia é ofensivo para os habitantes da península.

"Quando se utilizam termos como anexação, considero que se ofende os cidadãos crimeanos e o direito de expressarem sua vontade", disse Lavrov em referência ao referendo de domingo passado, no qual 97% dos crimeanos votaram a favor da reunificação com a Rússia.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.