PSA Peugeot Citröen investe R$ 100 mi em novo motor
Esse novo motor utiliza a tecnologia Flex Start, que dispensa o uso do chamado "tanquinho", reservatório de combustível para partida a frio em carros que usam etanol
O motor apresentado hoje ao mercado será usado no Peugeot 308, a ser lançado em 2012 em substituição ao modelo 307 (Quatro Rodas)
13 de dezembro de 2011, 13h11
Porto Real - O novo motor EC5, lançado hoje pelos grupos PSA Peugeot Citröen e Robert Bosch, demandou investimento da ordem de R$ 100 milhões em sua pesquisa e elaboração, segundo informou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da montadora para a América Latina, François Sigot. O motor foi lançado hoje na fábrica de motores da Peugeot em Porto Real, no sul fluminense. Segundo o executivo, o EC5 demandou três anos em sua elaboração.
O novo motor utiliza a tecnologia Flex Start, que dispensa o uso do chamado "tanquinho", reservatório de combustível para partida a frio em carros que usam etanol. A tecnologia já havia sido lançada pela Volkswagen, também em parceria com a Bosch, em 2009, quando lançou o novo modelo Polo. Mas a Volks teria lançado o motor com esta tecnologia em edição limitada, de acordo com a Peugeot. "Nosso motor será o primeiro com esta tecnologia a ser produzido em grande escala", salientou Sigot.
O motor apresentado hoje ao mercado será usado no Peugeot 308, a ser lançado em 2012 em substituição ao modelo 307. Ainda segundo Sigot, está em estudo a alocação do motor em outros modelos Peugeot. "Mas ainda não há nada de concreto", frisou. A intenção da Peugeot é aumentar a produção da fábrica de motores dos atuais 280 mil motores ao ano para 400 mil unidades ao ano até 2015.
Últimas Notícias
EUA derruba balão chinês acusado de espionagem pela China
Há menos de um minuto • 1 min de leituraChina e Hong Kong liberam exigência de teste de covid-19 para viagens
Há menos de um minuto • 1 min de leituraUE fecha acordo sobre teto de preço para produtos petrolíferos russos
Há menos de um minuto • 1 min de leituraConselho Europeu prepara novo pacote de sanções à Rússia
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais