Exame Logo

Procuradores dos EUA iniciam investigação antitruste contra o Google

Grupo bipartidário de 50 procuradores-gerais apura se o domínio do gigante de buscas prejudicou o mercado de publicidade online

Google: empresa será investigada nos EUA (Agence France-Presse/AFP)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de setembro de 2019 às 17h31.

Nova York - Um grupo bipartidário de 50 procuradores-gerais dos EUA , representando quase todos os Estados e dois territórios, iniciou oficialmente uma investigação antitruste contra o Google , controlado pela Alphabet. Eles apuram se o domínio do gigante de buscas prejudicou o mercado de publicidade online.

O republicano Ken Paxton, procurador-geral do Texas, disse que os Estados se concentrarão nas práticas do Google no mercado de publicidade online. "Mas os fatos levarão aonde os fatos tiverem de nos levar", disse ele.

Veja também

Há meses, os Estados vinham fazendo planos para a investigação, que foram relatados anteriormente pelo Wall Street Journal.

A investigação é o mais recente desafio para a empresa, que está sendo criticada por agentes federais e estaduais antitruste, bem como pelo Congresso, sobre a preocupação de saber se algumas empresas gigantes têm poder excessivo e o estão usando para reprimir ilegalmente a concorrência e prejudicar os consumidores.

O Departamento de Justiça está examinando separadamente o Google em busca de possíveis práticas anticoncorrenciais e, mais amplamente, está examinando as ações de várias plataformas online, incluindo aquelas operadas pelo Facebook e Amazon. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Google

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame