Presidente sírio Assad está no litoral, diz oposição

Ditador sírio estaria comandando a resposta ao ataque que matou três de seus principais chefes militares

Amã - O presidente sírio, Bashar al-Assad, está na cidade litorânea de Latakia, comandando a resposta ao ataque que matou três de seus principais chefes militares, disseram fontes da oposição e um diplomata ocidental nesta quinta-feira.

Assad, que não aparece em público desde a explosão de quarta-feira que matou seu cunhado e outras duas importantes figuras de Defesa na capital Damasco, está comandando a operação do governo, segunda as fontes.

Não ficou claro se Assad viajou para o balneário no mar Mediterrâneo antes ou depois do ataque.

"Nossa informação é que ele está em seu palácio em Latakia e que ele pode estar lá há alguns dias", disse uma importante figura da oposição, que pediu anonimato.

O palácio, que já foi usado no passado por Assad para realizar reuniões oficiais, fica localizado em montanhas perto da cidade, onde fica o principal porto da Síria.

O diplomata ocidental, que acompanha os acontecimentos no país, disse: "Todo mundo está olhando agora para como Assad pode manter a estrutura de comando. As mortes de ontem foram um golpe forte, mas não fatal." Várias cidades na província de Latakia são habitadas por membros da seita alauíta, de Assad, que é minoria no país.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.