Mundo

A maioria dos venezuelanos apoia fechamento da fronteira

Pesquisa mostra que 61% dos venezuelanos são favoráveis ao fechamento da fronteira com a Colômbia


	Medida do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: pesquisa mostra que 61% dos venezuelanos são favoráveis ao fechamento da fronteira com a Colômbia
 (REUTERS/Jorge Dan Lopez)

Medida do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: pesquisa mostra que 61% dos venezuelanos são favoráveis ao fechamento da fronteira com a Colômbia (REUTERS/Jorge Dan Lopez)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2015 às 14h57.

Caracas - Uma pesquisa publicada neste domingo apontou que 61% dos venezuelanos são a favor do fechamento da fronteira do país com a Colômbia decretada no dia 19 de agosto pelo presidente Nicolás Maduro.

De acordo com a enquete, 36% não concordam com o fechamento e 3% disseram não saber ou não responderam, segundo a firma Hinterlaces, que baseou os resultados em 1.100 entrevistas com adultos de todo o país feita entre 31 de agosto e 6 de setembro.

Em uma pesquisa anterior divulgada pela mesma firma em 28 de agosto, o apoio popular à medida de fechamento pelo estado Táchira era de 59%, o que reflete um aumento do respaldo de dois pontos percentuais.

O estado de exceção para restringir os direitos cidadãos e facilitar a identificação de paramilitares e contrabandistas, como medida complementar ao fechamento da fronteira, também conta com o majoritário apoio cidadão, que passou de 55% a 60% nas duas enquetes de Hinterlaces.

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), mais de 21 mil colombianos foram expulsos ou deixaram a Venezuela desde 19 de agosto.

Isto provocou um problema entre o governo da Colômbia e o da Venezuela, que lembra que 6,5 milhões de colombianos residem legalmente no país vizinho, um quinto da população nacional.

As chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Delcy Rodríguez, se reuniram em Quito com a mediação de seu colega equatoriano, Ricardo Patiño, para tentar buscar soluções à crise fronteiriça, reunião que não produziu nenhum resultado.

A Hinterlaces atribuiu a seu estudo uma margem de erro de 3,5% e um nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina