Peres lamenta que Rohani não tenha anunciado apoio à paz

O presidente de Israel, Shimon Peres, disse que o mais importante do discurso do presidente do Irã, Hassan Rohani, foi o que ele não falou

Davos - O presidente de Israel, Shimon Peres, disse nesta quinta-feira em Davos que o mais importante do discurso do presidente do Irã, Hassan Rohani, foi o que ele não falou e lamentou que não tenha expressado seu apoio à paz no Oriente Médio.

Perez disse em entrevista coletiva no Fórum Econômico Mundial realizado na cidade suíça que "hoje havia uma grande chance, que infelizmente se perdeu".

"O mais importante do anúncio de Rohani é o que não anunciou, não expressou apoio à paz no Oriente Médio", segundo Peres.

Rohani disse que o Irã queria a paz e relações pacíficas com todos os países e depois especificou que se tratava de "todos os países que reconhecem oficialmente".

Peres afirmou que no diz respeito a Israel, "estamos dispostos a conseguir a paz com os iranianos, não somos inimigos históricos".

Além disso, Peres disse que o Irã deve deixar de mandar armas e dinheiro ao Hezbollah para que continue matando cidadãos na Síria.

O presidente israelense qualificou de adequada a posição do Governo de Obama de não interromper totalmente as sanções ao Irã até não ver os resultados e disse não se sentir frustrado por esta posição diplomática.

"Não estamos negociando a paz com os palestinos. É difícil para ambas as partes", segundo o presidente de Israel.

Questionado pelas posições dos EUA e da União Europeia (UE), Perez disse que os europeus e os americanos estiveram juntos, que "há uma unidade nas posições", mas há uma diferença de táticas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.