Mundo

Parlamentar alemão contesta compra de bônus pelo BCE

Em comunicado por escrito, o parlamentar Peter Gauweiler anunciou que fez a reclamação porque o plano do BCE constitui uma "autodelegação de poder não democrática"

A chanceler alemã, Angela Merkel, em 18 de julho de 2012 em Berlim
 (Johannes Eisele/AFP)

A chanceler alemã, Angela Merkel, em 18 de julho de 2012 em Berlim (Johannes Eisele/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 12h12.

Frankfurt - Um parlamentar alemão que integra o grupo de aliados conservadores da chanceler Angela Merkel disse neste domingo que entrou com processo no Tribunal Constitucional da Alemanha contra o plano do Banco Central Europeu (BCE) de comprar bônus soberanos para ajudar países da zona do euro que enfrentam dificuldades. Em comunicado por escrito, o parlamentar Peter Gauweiler anunciou que fez a reclamação porque o plano do BCE constitui uma "autodelegação de poder não democrática".

Gauweiler, que integra a União Social Cristã (CSU), partido bávaro irmão da União Democrática Cristã, acrescentou que a nova queixa pode atrasar a decisão sobre uma reclamação apresentada anteriormente contra o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM).

Segundo ele, o ESM não deve ser ratificado a menos que o BCE volte atrás no plano de comprar títulos. Para Gauweiler, se necessário o tribunal constitucional deveria adiar o anúncio da decisão sobre a denúncia contra o ESM, marcado para a próxima quarta-feira, dia 12. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump já doou para a campanha de Kamala Harris quando ela era procuradora-geral da Califórnia

Trump x Harris: casas de aposta dos EUA mostram republicano com 60% de chances de vencer

Milhões de venezuelanos no exterior não poderão votar devido a obstáculos do governo

Mais na Exame