Mundo

Obama autorizou operações secretas na Síria, segundo 'CNN'

Fontes consultadas pelo canal informaram que o líder assinou instruções parecidas as que autorizaram operações clandestinas durante o conflito na Líbia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 23h37.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, assinou há meses uma ordem que autoriza operações secretas da CIA e de outras agências para apoiar os rebeldes sírios em sua luta contra o regime de Bashar al Assad, informou nesta quarta-feira a 'CNN'.

Fontes consultadas pelo canal informaram que o líder assinou instruções parecidas as que autorizaram operações clandestinas durante o conflito na Líbia.

No entanto, não foi revelado exatamente quando Obama autorizou as ações nem de que tipo de operações se tratam. Este tipo de ordem permite à CIA realizar ações em outros países, embora não signifique ajuda armamentista às forças rebeldes.

Até o momento, a Casa Branca afirmou que fornecerá apenas ajuda humanitária aos movimentos de oposição sírios.

Assad voltou a se referir aos inimigos da Síria no exterior e disse que a comunidade internacional conspira contra seu país. Além disso, pediu que agentes nos exterior atuem contra os países contrários ao seu regime.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse hoje que o discurso de Assad foi feito de um lugar não revelado, o que demonstra 'que ele é um covarde'.

'Assad se mantém fora de vista, enquanto encoraja o exército sírio a continuar assassinando civis em seu nome', questionou Carney. EFE

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)SíriaBarack Obama

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA