Obama agradece a soldados dos EUA por ação em ataque em trem

O presidente americano agradeceu a soldados que renderam o suposto autor de um tiroteio em trem na França, um ato "heroico", segundo Obama

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu nesta sexta-feira aos dois soldados americanos que renderam o suposto autor de um tiroteio em um trem Thalys na França, em um ato "heroico" que pode ter evitado "uma tragédia muito pior".

Obama, que está de férias, foi informado sobre o ocorrido e transmitiu suas condolências às vítimas do ataque (os dois militares americanos de permissão, que ficaram feridos), aos quais desejou uma "pronta e completa" recuperação.

O líder americano também expressou "profunda gratidão" pela "coragem e rapidez de pensamento de vários passageiros, incluindo os dois militares, que imediatamente renderam o agressor".

"Embora a investigação ainda esteja em fase preliminar, está claro que suas ações heróicas podem ter evitado uma tragédia muito pior", concluiu Obama.

Os dois militares ficaram gravemente feridos nesta sexta-feira em um trem Thalys que circulava entre Amsterdã e Paris, onde aconteceu um ataque que as autoridades francesas ainda investigam.

O suposto autor do tiroteio, um jovem marroquino ou de origem marroquina de 26 anos, segundo a imprensa francesa, e que subiu ao trem em Bruxelas com pelo menos uma pistola, um fuzil Kalashnikov e várias armas brancas, está detido na delegacia de Arras, no norte da França.

O suspeito já havia sido alvo de uma investigação dos serviços secretos por possível envolvimento com movimentos terroristas. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.