Mundo

Novo terremoto de magnitude 6 atinge o sul das Filipinas

País teve série de tremores nos últimos dias, que deixaram ao menos 8 mortes

Homem ao lado de casa que desabou em Manay, nas Filipinas, em 11 de outubro (Jan Sta Rosa/AFP)

Homem ao lado de casa que desabou em Manay, nas Filipinas, em 11 de outubro (Jan Sta Rosa/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 11 de outubro de 2025 às 13h49.

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa sul das Filipinas na noite deste sábado (11), na hora local, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu a uma profundidade de 59 quilômetros e a 10 quilômetros da cidade de Cagwait, na província de Surigao del Sur, na ilha de Mindanao.

Terremoto de sexta

Na sexta-feira, 10, outro tremor, de magnitude 7,4, também atingiu o sul das Filipinas e disparou alertas regionais de tsunami, que foram posteriormente suspensos.

O terremoto ocorreu a cerca de 20 quilômetros da cidade de Manay, na ilha de Mindanao às 9h43 locais (22h43 de quinta-feira, no horário de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Uma forte réplica de magnitude 6,7 sacudiu a mesma região dez horas depois.

Três mineiros que buscavam ouro em uma mina nas montanhas a oeste de Manay morreram nesta sexta-feira quando o túnel em que estavam desabou devido ao terremoto, disse à AFP Kent Simeon, um oficial de resgate na cidade de Pantukan.

Na cidade de Mati, o maior centro urbano próximo ao epicentro, uma pessoa morreu quando um muro desabou e outra sofreu um ataque cardíaco fatal, disse à AFP o funcionário local de emergências, Charlemagne Bagasol.

Uma morte também foi relatada na cidade de Davao, mais de 100 quilômetros a oeste do epicentro, segundo um comunicado do governo local, que não forneceu mais detalhes.

Na cidade de Montevista também foi reportado um morto por um ataque cardíaco, informou à imprensa Ednar Dayanghirang, autoridade da província.

As autoridades filipinas emitiram um alerta de tsunami logo após o terremoto, ordenando evacuações ao longo da costa leste filipina, onde se temia ondas de até três metros. O alerta se estendeu à Indonésia e Palau, mas nenhum evento marítimo foi registrado.

No fim de setembro, outro tremor de magnitude 6,9  matou 75 pessoas e feriu mais de 1.200 na ilha de Cebu, no norte de Mindanao, segundo dados oficiais.

Acompanhe tudo sobre:FilipinasTerremotos

Mais de Mundo

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece perto da fronteira com a Venezuela

Portugal passa a aceitar CNH do Brasil após mudanças no processo

Secretário dos EUA diz que Venezuela terá transição estável com participação de Corina

China reduz impostos em RMB 2,8 trilhões para apoiar inovação e indústria