Na Guatemala, manifestantes anti-governo ateiam fogo no Congresso
Protestos são relacionados ao novo Orçamento aprovado pelo país para 2021
Karina Souza
Publicado em 21 de novembro de 2020 às 20h04.
Última atualização em 21 de novembro de 2020 às 21h56.
Manifestantes anti-governo atearam fogo no Congresso da Guatemala como forma de protestar contra o Orçamento aprovado para o próximo ano e de pedir a renúncia do atual presidente, Alejandro Giammattei.
De acordo com informações da BBC, o incidente aconteceu hoje e só parou quando a polícia dispersou os manifestantes. Segundo as fontes oficiais, a extensão dos danos ao prédio ainda é desconhecida.
Os manifestantes justificam o ato ao afirmar que o governo está priorizando empresários do setor de infraestrutura para destinar a verba do próximo ano, em detrimento de gastos com a Saúde e Educação, altamente impactados pela covid-19.
Recentemente, o país teve danos sérios causados pela tempestade Eta, em que pelo menos 75.000 guatemaltecos foram dir eta mente afetados.
Dados apontam que o orçamento aprovado, de quase US$ 13 bilhões, é um dos maiores da história do país.
Histórico de protestos
Em 2017, o país também teve protestos na capital pedindo a renúncia do então presidente, Jimmy Morales. O motivo, contudo, era bem diferente: à época, os manifestantes pediam que ele saísse do poder por causa dos escândalos de corrupção em que esteve envolvido.