Mundo

EUA, União Européia e mais três países cortarão tarifas sobre chips

Signatários respondem por 70% da produção mundial de chips, semicondutores e multiprocessadores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os Estados Unidos fecharam um acordo de eliminação das tarifas de importação sobre semicondutores e chips de última geração, usados em telefones celulares e câmeras digitais, por exemplo. Participam do acordo a União Européia, Japão, Coréia do Sul e Taiwan. A queda das tarifas deve vigorar a partir de 1º de janeiro.

O acordo não depende de aprovação do Congresso americano e abrange também multiprocessadores cada vez mais usados em computadores pessoais, assistentes pessoais digitais e outros equipamentos. Companhias sediadas nos Estados Unidos, como a Intel e a Texas Instruments, respondem por mais de 50% do faturamento mundial gerado pelo comércio desses circuitos. Os cinco signatários do acordo detêm 70% da produção mundial do setor. Segundo The Wall Street Journal, Washington espera que o acordo aumente as exportações das companhias americanas.

Além dos benefícios para a indústria de eletroeletrônicos, o acordo também será divulgado pelos americanos como um exemplo das vantagens do livre comércio, num momento em que a Rodada de Doha corre novo risco de fracassar, diante dos impasses nas questões dos subsídios agrícolas. O representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Rob Portman, afirmou que o acordo pode servir de base para a liberalização de outros bens, como produtos químicos e farmacêuticos. Para tanto, o documento será enviado à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame