Exame Logo

Crescimento econômico aumentará poluição na China

Nível já elevado de emissão de poluentes poderá quadruplicar nos próximos 15 anos, segundo autoridades chinesas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O já grave problema de poluição da China poderá se agravar nos próximos anos, caso a economia continue crescendo em ritmo acelerado, consumindo mais energia e aumentando o número de veículos em circulação. Segundo Zhang Lijun, vice-ministro da agência estatal de proteção ambiental, se nada for feito, o nível de poluição quadruplicará em 15 anos. "A China não tem sido capaz de resistir a essa carga de poluentes", afirma Lijun.

O país já é o segundo maior consumidor mundial de petróleo e também o vice-líder na geração de eletricidade, segundo o americano The Wall Street Journal. "Este ritmo de crescimento traz grandes implicações ambientais e econômicas", afirma John Beale, da agência de proteção ambiental dos Estados Unidos.

Veja também

A China está crescendo tão rápido que seus níveis de poluição já se tornaram um problema internacional. Até 2025, o país poderá desbancar os americanos do posto de poluidor mundial. As emissões de dióxido de enxofre, por exemplo, devem crescer 15% neste ano, alcançando 26 milhões de toneladas. O composto é um dos principais poluentes do ar e grande responsável pela chuva ácida. Cerca de metade desse volume é lançado pelas usinas termelétricas à base de carvão.

Muitas iniciativas oficiais de conter a poluição falharam pela relutância do governo chinês em controlar projetos que possam comprometer o crescimento econômico. Segundo Beale, da agência americana, porém, os Estados Unidos e a União Européia mostram que é possível reduzir a poluição sem prejudicar a economia. Desde 1970, o PIB americano praticamente triplicou, mas as emissões de poluentes atmosféricos caíram 54%. Já na Europa, houve queda de 93% na geração de dióxido de enxofre desde 1980.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame