Mulher que acusa soldados líbios de estupro pede respeito a seus direitos

Abalada, Imane al-Obeidi irrompeu no dia 26 de março no Hotel Rixos em Trípoli denunciando ter sido torturada e violada por homens do regime

Nicósia - A mulher que acusa soldados do coronel Muamar Kadhafi de estupro diz que pretende ver seus direitos respeitados e sua dignidade restaurada, segundo uma entrevista concedida à CNN e divulgada nesta quinta-feira.

"O mundo todo deve saber o que acontece na Líbia", afirmou Imane al-Obeidi, repetindo que ela foi "violada e sequestrada" por soldados do exército do coronel Kadhafi e que "a verdade está prestes a ser estabelecida".

Ela concedeu uma entrevista ao canal americano em sua casa em Tripoli.

Segundo a CNN, a gravação foi feita na presença de Saadi Kadhafi, um dos filhos de Muamar Kadhafi.

Abalada, Imane al-Obeidi irrompeu no dia 26 de março no Hotel Rixos em Trípoli, mostrando à imprensa internacional as equimoses e cicatrizes em suas coxas, denunciando ter sido torturada e violada por homens do regime. Ela foi, então, levada pela segurança do hotal, onde se hospeda a imprensa internacional em Trípoli.

Nos dias 3 e 4 de abril, declarou em várias entrevistas que foi libertada, mas que as autoridades a impediam de deixar Trípoli, onde recebeu ameaças, para juntar-se a sua família em Tobruk (leste).

Durante a entrevista, levantou-se contra as acusações feitas pela televisão de Estado líbio segundo as quais ela era prostituta e desequilibrada mental.

"Sou uma cidadã líbia comum, venho de uma família respeitável", disse ela em árabe, traduzido para o inglês. "Não sou louca; quero, simplesmente, ter meus direitos respeitados".

"As pessoas me violaram, sequestraram e agrediram, mas agora estou em liberdade", afirmou, precisando que fez um apelo ao coronel Kadhafi para que interviesse e seu filho Saadi decidiu acompanhar seu caso. "É um homem humilde e compreensivo e disse que me ajudaria", afirmou, a respeito de Saadi Kadhafi.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.