Exame Logo

Mittal faz nova proposta pela Arcelor

Com o sinal verde dos reguladores europeus, a Mittal volta à briga pela compra da rival Arcelor. Negócio pode chegar a US$ 27 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Depois de mais de três meses desde a primeira oferta, a Mittal apresentou, nesta quinta-feira (18/5) uma nova proposta pela rival Arcelor. O valor da oferta deve ficar entre 23 bilhões e 27 bilhões de dólares. Os termos do negócio permanecem inalterados: 25% será pago em dinheiro e o restante em ações da Mittal.

Mittal e Arcelor são as maiores siderúrgicas do mundo. Juntas, as duas companhias respondem por 10% da produção mundial de aço, com um valor de mercado da ordem de 40 bilhões de dólares.

Veja também

Desde a primeira oferta, em janeiro, a Arcelor vem lutando contra a fusão. O principal executivo da companhia, Guy Dollé, classificou a proposta como "totalmente hostil" e vem batalhando para inviabilizá-la. O conselho não apenas sugeriu aos acionistas que não vendessem suas ações, como também adotou uma política de distribuição de dividendos, que equivale a 20% do lucro da empresa em 2005.

A proposta de compra também ficou em suspenso em função da Justiça Americana, que vinha investigando um possível caso de truste na fusão. Ontem foi a vez de os reguladores europeus darem sinal verde ao processo de fusão.

O conselho da Arcelor chegou a admitir a venda da empresa, mas com uma condição: que a Mittal pagasse toda a quantia em dinheiro. O CEO da Mittal, Lakshmi Mittal, limitou o valor em 25%, mas segundo o jornal Financial Times, é possível que ele aumente o valor da oferta, caso a Arcelor continue se opondo a um acordo. Os acionistas têm até o dia 29 de junho para decidir.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame