Merkel defende novas sanções contra Rússia
Chanceler alemã acrescentou que as medidas poderão ser suspensas se houver progressos substanciais no sentido de um plano de paz para a Ucrânia
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2014 às 07h41.
Berlim - A União Europeia tem de ir em frente com o anúncio de novas sanções econômicas contra a Rússia, disse nesta quarta-feira a chanceler alemã, Angela Merkel , acrescentando que, de qualquer modo, elas poderão ser suspensas se houver progressos substanciais no sentido de um plano de paz para a Ucrânia.
"Em vista da situação atual, que, de fato, trouxe uma melhoria em relação às atividades militares - não é um cessar-fogo 100 por cento, mas é uma melhoria -, e a falta de clareza em muitos outros pontos que citei, somos a favor de que essas sanções sejam implementadas agora", declarou Merkel ao Parlamento alemão.
A chanceler acrescentou que a Alemanha seria "a primeira" a recomendar a suspensão das sanções se um plano de paz de 12 pontos para a Ucrânia for implementado.
A União Europeia aprovou novas sanções na segunda-feira, mas adiou sua implementação para avaliar o cessar-fogo. Embaixadores da UE reúnem nesta quarta-feira para discutir os próximos passos.