Mau tempo obriga Austrália a suspender busca por avião

Autoridades suspenderam a busca no oceano Índico pelo avião malaio desaparecido no dia 8 de março devido ao mau tempo

Sydney - As autoridades australianas suspenderam nesta terça-feira (data local) a busca no oceano Índico pelo avião malaio desaparecido no dia 8 de março devido ao mau tempo.

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA, na sigla em inglês), que coordena as operações multinacionais nessa área, informou em comunicado que "as atuais condições do tempo representam um perigo para as equipes de busca aérea e marítima".

A AMSA indicou que a embarcação "Success", da Marinha do país oceânico, abandonou a área devido às fortes ondas de mais de dois metros, e explicou que, além disso, se preveem ventos de mais de 80 km /h, fortes chuvas e céu encoberto na região.

O organismo governamental espera retomar amanhã os trabalhos de resgate se o tempo permitir.

Segundo as autoridades malaias o avião caiu no oceano Índico e ninguém sobreviveu à tragédia.

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia 40 minutos após decolar.

Um total de 26 nações o buscaram desde então, primeiro no Mar da China Meridional e depois no Índico.

O exame dos dados de radar e satélite levou os investigadores a concluir que o avião deu a volta e voou até a Península de Malaca.

Nesse ponto, o aparelho pode ter se dirigido rumo ao norte, em um corredor entre Tailândia e Cazaquistão ou Turcomenistão, ou para o sul, entre a Indonésia e o Índico.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.