Exame Logo

Maior engarrafadora da Coca-Cola vai demitir 3.500 funcionários

Coca-Cola Enterprises, da qual a Coca-Cola Company detém 36%, registrou prejuízo de US$ 1,71 bilhão no quarto trimestre

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Coca-Cola Enterprises (CCE), maior engarrafadora dos produtos da Coca-Cola Company no mundo, planeja demitir 3.500 funcionários nos próximos dois anos. O número representa 5% de sua força de trabalho. A medida foi anunciada nesta terça-feira (13/2), após a empresa divulgar um prejuízo líquido de 1,71 bilhão de dólares no quarto trimestre. A companhia também espera que os ganhos por ação recuem de 5% a 10% em 2007, sobre os resultados de 2006.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, com as demissões, os analistas estimam que a CCE economize 300 milhões de dólares por ano, a partir de 2008, quando o processo terá terminado. A estimativa consta de um comunicado do banco de investimentos Morgan Stanley.

Veja também

O balanço da CCE foi prejudicado por um ajuste contábil de 2,9 bilhões de dólares. Com o ajuste, a empresa reduziu o valor intangível das licenças que possui na América do Norte, a fim de chegar a cifras mais próximas da realidade. Sem essa manobra contábil, a CCE teria obtido um lucro de 20 centavos por ação, no quarto trimestre, ante os 14 centavos do mesmo período de 2005.

O faturamento cresceu 6,5% nos últimos três meses de 2006, e somou 4,79 bilhões de dólares. A cifra ficou acima das expectativas do mercado, na faixa de 4,65 bilhões.

A CCE é a maior engarrafadora e distribuidora de produtos da Coca-Cola Company, que detém 36% de seu capital. A Coca-Cola lhe vende o xarope dos refrigerantes, que é diluído então em água pela CCE e acrescido de outros ingredientes, para compor o produto final. A CCE opera em 46 estados americanos, além do Canadá. Também detém a exclusividade de operações da marca na França, Bélgica, Holanda, Grã-Bretanha, Luxemburgo e Mônaco. Em conjunto, suas operações representam 20% das vendas globais da Coca-Cola.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame