Mundo

Maior banco chinês estréia na bolsa ainda este ano

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) tem um valor estimado em 12 bilhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), maior banco estatal chinês, terá parte de suas ações vendidas ao mercado ainda este ano. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (22/5) pelo presidente do conselho, Jiang Jianqing. Segundo ele, o ICBC vale cerca de 100 bilhões de yuans (cerca de 12 bilhões de dólares) e conta hoje com 100 milhões de clientes individuais.

Nas últimas décadas, os bancos chineses, na maior parte estatais, vêm enfrentado sérios problemas de crédito, graças a empréstimos desenfreados sobretudo ao governo ou a outras empresas estatais. No entanto, algumas medidas têm sido adotadas para melhorar a qualidade de crédito - a abertura dos bancos à participação de estrangeiros é uma delas.

O ICBC não é o primeiro a estrear na bolsa. Outros bancos, como o China Construction Bank e o Bank of China (BOC), já têm ações no mercado e agora colhem os frutos. O preço das ações do BOC, por exemplo, estão 50% superior ao valor adotado na primeira oferta pública, que aconteceu em outubro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Mais na Exame