Macron acusa Le Pen de espalhar mentiras em eleição na França

Para o candidato centrista às eleições presidenciais, a candidata de extrema-direita mentiu ao sugerir que ele teria uma conta secreta no exterior

Paris - O candidato de centro à Presidência da França, Emmanuel Macron, acusou nesta quinta-feira a adversária de extrema-direita, Marine Le Pen, de espalhar mentiras ao sugerir que ele teria uma conta secreta no exterior.

O partido de Macron disse estar tomando ações legais após uma campanha na internet sugerir, logo depois do debate entre os dois candidatos televisionado na noite de quarta-feira, que Macron teria escondido fundos em um paraíso fiscal. Macron negou a acusação.

Le Pen, que faz campanha anti-União Europeia e anti-globalização, tem tentado retratar o ex-banqueiro de investimentos e ex-ministro da Economia como membro de uma elite responsável pelos problemas da França: desemprego de aproximadamente 10 por cento, baixo crescimento e violência de militantes islâmicos.

De acordo com uma pesquisa de opinião da Elabe para a BFMTV, 63 por cento dos telespectadores acharam que Macron foi o mais convincente no debate de quarta-feira, reforçando sua posição de favorito para conquistar a Presidência na votação de domingo.

Uma pesquisa da Ifop-Fiducial divulgada na quarta-feira mostra Macron 20 pontos percentuais a frente de Le Pen em intenções de votos, seguindo a mesma linha de outros levantamentos recentes.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.