Mundo

Lula coversa com Maduro sobre crise com a Guiana

Em telefonema com Maduro, Lula transmitiu a sua preocupação sobre o posicionamento dos países da América do Sul sobre a questão da Guiana

Lula: presidente recebe telefonema de Nicolás Maduro neste sábado (Ton Molina/Getty Images)

Lula: presidente recebe telefonema de Nicolás Maduro neste sábado (Ton Molina/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 12h43.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã deste sábado, telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de acordo com o Palácio do Planalto. A conversa foi sobre a crise com a Guiana.

Segundo o governo, o presidente Lula "transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo".

Lula expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.

"(O presidente) Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz", segundo o governo. "Fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Ralph Gonsalves, trate do tema com as duas partes. O presidente Lula reiterou que o Brasil está a disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativa", afirma o texto.

Lula ressaltou que é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação, de acordo com o Palácio do Planalto.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaBrasilVenezuela

Mais de Mundo

Ramiro Valdés, comandante da Revolução Cubana, morre aos 94 anos

Irã abandona negociações com os EUA na Suíça após novas ameaças de Trump

Embaixador dos EUA em Israel diz que Irã precisa interromper apoio a Hezbollah e Hamas

Bolívia reduz bloqueios em estradas e retoma parcialmente o abastecimento