Exame Logo

Japão encerra política de juro zero e eleva taxa a 0,25%

Decisão foi tomada de forma unânime pelo Banco do Japão para garantir crescimento do país

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O Banco do Japão elevou nesta sexta-feira (14/7) as taxas básicas de juros pela primeira vez em mais de cinco anos, encerrando uma era de juro zero que tinha como objetivo estimular a economia japonesa.

De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a decisão do Banco do Japão de elevar a taxa de zero para 0,25% foi tomada de forma unânime entre os nove membros da diretoria. Em comunicado, a instituição declarou ter julgado "apropriado ajustar o nível dos juros para que seja mantido um patamar desejável de atividade econômica e de preços. A decisão de hoje contribuirá para garantir a estabilidade de preços e alcançar um crescimento sustentado no médio e no longo prazo".

Veja também

A elevação não chegou a preocupar o mercado financeiro, que oscilou de acordo com os preços do petróleo. A alta da taxa vinha sendo combatida por líderes políticos que acreditam que a deflação no país ainda não foi derrotada de vez e que os juros maiores poderão conter a tendência de crescimento da economia. Mas indicadores divulgados neste mês dão bons prognósticos: o governo elevou sua previsão para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em 2006 de 1,9% para 2,1%, em termos reais. Uma pesquisa realizada com empresários do país, também anunciada em julho, mostrou que as grandes companhias pretendem expandir os gastos em 12% neste ano.

A política de juros zero foi implementada em fevereiro de 2001para encorajar os bancos a conceder mais crédito a empresas e consumidores. "Acreditamos que a decisão do Banco do Japão é consistente com a tendências dos juros em todo o mundo", afirmou Fujio Mitarai, chefe do Keidanren, o mais poderoso grupo de empresários do Japão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame