Israel critica declarações de Ashton sobre mortes na França

A chefe da diplomacia da UE fez um paralelo entre o assassinato de três crianças e um professor em uma escola judaica francesa e o destino dos jovens de Gaza ou da Síria

Jerusalém - O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, criticou nesta terça-feira as declarações da chefe da diplomacia da União Europeia, a britânica Catherine Ashton, que na segunda-feira havia estabelecido um paralelo entre o assassinato de três crianças e um professor em uma escola judaica francesa e o destino dos jovens de Gaza ou da Síria.

"A comparação feita por Ashton entre o que acontece em Gaza e o que ocorreu em Toulouse e ocorre todos os dias na Síria é escandalosa e não se baseia em nada", disse Barak em um comunicado divulgado por seus serviços.

"O Exército israelense atua em Gaza com muito cuidado e precisão para proteger a vida dos inocentes", acrescentou o ministro israelense da Defesa.

"Espero que Catherine Ashton se dê conta rapidamente de seu erro e revise seus comentários", concluiu Barak.

Os ministros israelenses das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, e do Interior, Elie Yishai, também criticaram as declarações de Ashton.

"Uma pessoa que estabelece uma comparação entre a guerra contra os terroristas e a morte de crianças, o melhor que pode fazer é se calar", disse Yishai.

"As declarações de Ashton representam um novo golpe na capacidade de a União Europeia ser um intermediário honesto entre nós e os palestinos", acrescentou Yishai.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.