Mundo

Irlanda ivestiga venda ilegal de ingressos na Londres-2012

Carroll Moran, ex-juiz da Suprema Corte da Irlanda, foi nomeado para liderar o inquérito, que deve ser concluído em 12 semanas


	Londres-2012: de acordo com a Polícia Civil do Rio, o esquema gerou lucro de "ao menos dez milhões de reais"
 (Getty Images)

Londres-2012: de acordo com a Polícia Civil do Rio, o esquema gerou lucro de "ao menos dez milhões de reais" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2016 às 21h42.

O governo irlandês lançou nesta quarta-feira uma investigação independente sobre as acusações de que o presidente do Comitê Olímpico do país vendeu de forma ilegal ingressos do Rio-2016, estendendo as investigações aos Jogos de Londres-2012 e Sochi-2014.

Carroll Moran, ex-juiz da Suprema Corte da Irlanda, foi nomeado para liderar o inquérito, que deve ser concluído em 12 semanas, anunciou o ministro dos Esportes, Shane Ross.

Presidente do Comitê Olímpico irlandês e membro do COI, Patrick Hickey, de 71 anos, foi detido no dia 17 de agosto em um hotel do Rio, e permanece no presídio de Bangu 10.

De acordo com a Polícia Civil do Rio, o esquema gerou lucro de "ao menos dez milhões de reais".

Em uma batida, foram encontrados 781 ingressos, revendidos a preços muito superiores ao valor inicial.

A polícia também apreendeu os passaportes, telefones celulares e laptops de outros três membros da delegação irlandesa na Vila dos Atletas, Kevin Kilty, Dermot Henihan e Stephen Martin.

O escândalo estourou no dia 5 de agosto, dia da cerimônia de abertura, quando foram presos o irlandês Kevin James Mallon e dez brasileiros que estavam vendendo ingressos comprados com cartões de crédito pirateados.

Mallon é dirigente da empresa THG Sports, que foi autorizada a fazer revenda de ingressos de Londres-2012 de Sochi-2014, mas não do Rio-2016. Ele também está preso em Bangu 10.

A polícia do Rio também emitiu ordem de prisão contra Marcus Evans, dono do time de futebol inglês Ipswich Town, também dirigente da THG.

Acompanhe tudo sobre:COIEsportesEuropaIrlandaOlimpíada 2016Olimpíada de Londres 2012OlimpíadasPiigs

Mais de Mundo

Exército de Israel bombardeia complexo hospitalar e escola da ONU na Faixa de Gaza

Insegurança alimentar faz Delta suspender serviço de refeições quentes em mais de 200 voos

Nobel de Economia 2024 vai para trio que estuda como instituições afetam a prosperidade dos países

Coreia do Sul afirma estar preparada para responder lado Norte após aumento de tensão na fronteira