Mundo

Rohani espera que todos usem chance de relação amigáve

Presidente eleito do Irã disse esperar que o mundo aproveite a nova oportunidade para uma "interação construtiva" com seu país

Apoiadores do clérigo moderado Hassan Rohani comemoram a vitória na eleição presidencial iraniana em Teerã, no Irã (Fars News/Sina Shiri/Reuters)

Apoiadores do clérigo moderado Hassan Rohani comemoram a vitória na eleição presidencial iraniana em Teerã, no Irã (Fars News/Sina Shiri/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2013 às 11h42.

Toronto - O presidente eleito do Irã, Hassan Rohani, disse nesta segunda-feira esperar que o mundo aproveite a nova oportunidade para uma "interação construtiva" com seu país e prometeu ser mais transparente sobre o programa nuclear da República Islâmica, a fim de ver a suspensão das sanções.

Mas ele disse que Teerã não estava pronta para suspender seu programa de enriquecimento de urânio, que o Ocidente teme ser destinado ao desenvolvimento da capacidade de produzir armamento nuclear --algo que o Irã nega. "Esse período terminou", disse.

Rohani, um clérigo conservador moderado, conquistou uma enfática e surpreendente vitória eleitoral sobre os rivais conservadores na sexta-feira e passou rapidamente a assegurar aos iranianos e ao mundo que ele vai manter suas promessas de melhores relações com outros países.

Ele disse que o novo governo, depois de sua posse, em agosto, vai "ressuscitar a ética e a interação construtiva com o mundo através de moderação".

"Espero que todos os países usem esta oportunidade", disse Rohani em sua primeira entrevista coletiva após sua vitória eleitoral.

Rohani, negociador nuclear do Irã de 2003 a 2005, disse que Teerã seria mais transparente sobre suas atividades no futuro.

"Nossos programas nucleares são completamente transparentes. Mas estamos prontos para mostrar uma maior transparência e deixar claro para o mundo inteiro que os passos da República Islâmica do Irã estão completamente dentro dos padrões internacionais", disse ele.

A entrevista foi repentinamente interrompida nesta segunda-feira quando um homem na platéia levantou-se e gritou um slogan a favor do líder reformista Mir Hossein Mousavi, mantido sob prisão domiciliar desde 2011.

"Rohani lembre-se, Mirhossein deve estar (presente)", gritou o homem ao vivo pela televisão estatal enquanto seguranças o afastaram. Rohani deixou o palco e a televisão estatal cortou para cenas de pessoas em votação e música.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaIrã - PaísEleições

Mais de Mundo

Eleição em Portugal: como o resultado afetará os imigrantes brasileiros?

O que a supermaioria de Sanae Takaichi no Japão significa para o mundo

Pop Mart leva Labubu ao Festival das Lanternas de Xangai no Ano Novo Chinês de 2026

China define metas para tornar Xangai um centro global de combustíveis verdes até 2030