Mundo

Irã receberá diálogo nacional sírio na próxima semana

Lema da reunião será ''não à violência e sim à democracia'' e terá como fim ''facilitar o caminho para a reconciliação nacional''


	Família de refugiados cruza a fronteira com a Turquia: Os grupos rebeldes sírios e os EUA acusaram repetidamente o Irã de apoiar militarmente o regime sírio
 (AFP)

Família de refugiados cruza a fronteira com a Turquia: Os grupos rebeldes sírios e os EUA acusaram repetidamente o Irã de apoiar militarmente o regime sírio (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 18h48.

Teerã -Teerã receberá na próxima semana um ''diálogo nacional'' entre o governo e grupos opositores sírios para buscar a paz nesse país, informou nesta terça-feira o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã para Assuntos Árabes e Africanos, Hussein Amir Abdolahian.

Segundo declarações de Abdolahian recolhidas pela agência oficial de notícias ''Irna'', o lema da reunião será ''não à violência e sim à democracia'' e terá como fim ''facilitar o caminho para a reconciliação nacional''.

No encontro, acrescentou o responsável diplomático iraniano, estarão ''delegados do governo sírio, junto com representantes de grupos étnicos e minorias, além de grupos opositores'', sem detalhar quais.

Irã, o principal aliado no Oriente Médio do regime do presidente sírio, Bashar al Assad, reiterou sua disposição em receber conversas entre o governo da Síria e a oposição ''não violenta''.

O diretor do Departamento do Oriente Médio e Norte da África do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Moytaba Ferdosipur, disse que o Irã não participará da conferência sobre a Síria que o governo japonês organizou em Tóquio.

O Japão convocou para o final do mês de novembro uma reunião do Grupo de Amigos da Síria, que apoia a oposição e pretende aumentar a pressão internacional sobre o regime de Assad, enquanto o governo sírio lhe pediu que o encontro não seja realizado.

O governo de Tóquio bloqueia os ativos do presidente da Síria e de comandantes militares desse país em território japonês desde setembro, em coordenação com a União Europeia e os Estados Unidos.

Os grupos rebeldes sírios e os EUA acusaram repetidamente o Irã de apoiar militarmente o regime sírio com armas, pessoal e assessoria.

Por sua parte, o Irã acusa os EUA, seus aliados ocidentais e alguns governos muçulmanos coligados com Washington, especialmente Arábia Saudita, Catar e Turquia, de armar os grupos opositores sírios, a quem acusa de terrorismo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaOriente MédioIrã - PaísViolência política

Mais de Mundo

EUA afirmam ter interceptado mísseis balísticos lançados pelo Irã

Keiko Fujimori diz que Forças Armadas assumirão controle de áreas de alta criminalidade no Peru

Arábia Saudita diz ter interceptado drones lançados por grupos ligados ao Irã

Duas pessoas morrem após explosão em shopping no Japão atingido por terremoto