Exame Logo

Ipsco vai comprar NS Group por US$ 1,46 bilhão

Transação dará à Ipsco a liderança do setor de tubos de aço da América do Norte

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A siderúrgica americana Ipsco anunciou, nesta segunda-feira (11/9), um acordo para comprar sua concorrente NS Group por 1,46 bilhão de dólares em dinheiro. O valor corresponde a 66 dólares por ação da NS Group - o equivalente a um prêmio de 43% sobre a cotação de fechamento dos papéis em 8 de setembro, ou 33% sobre o preço médio dos últimos 90 dias. O valor total do acordo também inclui a dívida líquida da NS Group.

Segundo comunicado da Ipsco à imprensa, a siderúrgica irá financiar a aquisição por meio de uma combinação de dinheiro em caixa e uma linha de financiamento concedida por um consórcio de bancos.

Veja também

Estrategicamente, a compra colocará a Ipsco na liderança do mercado de tubos de aço soldados e sem costura da América do Norte, destinados sobretudo para o setor de energia - como oleodutos e gasodutos. No exercício de 12 meses encerrado em 30 de junho, a NS Group registrou vendas de 677 milhões de dólares. Após a fusão, as empresas terão uma receita combinada de 4 bilhões de dólares por ano.

Além disso, a empresa espera ganhos de sinergia equivalentes a 50 milhões de dólares. A quantia será distribuída pelos próximos três anos. "A transação representa uma oportunidade estratégica para a Ipsco tornar-se líder, na América do Norte, no fornecimento ao setor de petróleo e gás natural", afirmou o presidente do conselho de administração e da diretoria executiva da Ipsco, David Sutherland, na nota divulgada hoje.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame