Mundo

Inundações deixam mais de 160 mortos no sul da Ásia

No Nepal, o número de mortes subiu para 115 por causa de novas inundações repentinas e deslizamentos de terra

Chuvas no Nepal: situação pode piorar, já que chuvas pesadas em partes da vizinha Índia fluem rio abaixo (Navesh Chitrakar/Reuters)

Chuvas no Nepal: situação pode piorar, já que chuvas pesadas em partes da vizinha Índia fluem rio abaixo (Navesh Chitrakar/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 09h52.

Katmandu / Daca - Fortes chuvas de monção no Nepal, Bangladesh e Índia deixaram mais de 160 mortos na última semana, disseram autoridades nesta terça-feira, acrescentando que equipes ainda correm para resgatar desaparecidos e ilhados em áreas alagadas.

No Nepal, o número de mortes subiu para 115 por causa de novas inundações repentinas e deslizamentos de terra. Trinta e oito pessoas estão desaparecidas. Equipes de resgate disseram que 26 dos 75 distritos do Nepal estão inundados ou foram atingidos por deslizamentos de terra depois que chuvas abalaram a nação himalaia.

Imagens de televisão mostraram pessoas caminhando com água no nível do peito carregando seus pertences e rebanhos.

"Agora, nós vamos focar em resgatar aqueles presos em alagamentos e na distribuição do socorro. As pessoas não têm nada para comer, nenhuma roupa. Então nós precisamos lhes fornecer alguma coisa para comer e salvar suas vidas", disse o porta-voz da polícia do Nepal, Pushkar Karki.

Enchentes no norte de Bangladesh mataram ao menos 27 pessoas nos últimos dias e afetaram mais de 500 mil, muitas dos quais deixaram suas casas para se abrigar em campos, disseram autoridades.

A situação pode piorar, já que chuvas pesadas em partes da vizinha Índia fluem rio abaixo na direção de áreas baixas e densamente povoadas do país, disseram autoridades.

Acompanhe tudo sobre:BangladeshChuvasEnchentesÍndiaNepal

Mais de Mundo

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza