Exame Logo

Honda anuncia investimentos de US$ 1,3 bilhão

Dobrar a produção de automóveis no Brasil até 2008 faz parte dos planos da montadora japonesa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A Honda, terceira maior montadora do Japão, divulgou nesta quarta-feira (17/5) um plano de investimentos de 1,3 bilhão de dólares, com o objetivo de elevar sua produção e suas vendas até 2010, além de fortalecer sua imagem no mercado de carros ecologicamente corretos, como os híbridos. O Brasil também será contemplado: a montadora quer dobrar a produção no país até 2008, atingindo a marca de 100 000 unidades por ano.

Com os investimentos, a companhia espera elevar as vendas globais do atual patamar de 3,4 milhões de veículos para 4,5 milhões até 2010. Os principais projetos concentram-se no Japão e na América do Norte. Em seu país natal, a montadora irá construir a primeira fábrica em mais de 30 anos. O projeto será implantado na cidade de Saitama, próxima de Tóquio, e terá capacidade para produzir 200 000 carros por ano. O início das operações está previsto para 2010. Com a nova planta, a empresa poderá fabricar até 1,5 milhão de unidades por ano no Japão.

Veja também

A Honda também planeja uma nova fábrica nos Estados Unidos. O local ainda está em análise, mas os recursos previstos são de 400 milhões de dólares. A inauguração está programada para 2008 e sua capacidade será de 200 000 automóveis por ano. Quando entrar em operação, a capacidade instalada da montadora na América do Norte crescerá para 1,6 milhão de unidades anuais.

A empresa também investirá nos mercados emergentes. Para o Brasil, o plano é dobrar a linha de produção para 100 000 veículos por ano até 2008. Sua fábrica, instalada no município paulista de Sumaré, foi inaugurada em outubro de 1997, com capacidade para produzir 15 000 unidades por ano do modelo Civic Sedan. Desde 2003, a empresa fabrica na mesma unidade também o modelo Fit. Em comunicado à imprensa, a Honda não detalhou quanto será investido no país.

Além do Brasil, outros emergentes também receberão investimentos. Na Índia, os planos são de elevar tanto a produção de automóveis, quanto a de motocicletas. Filipinas, Paquistão e China também serão contemplados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame