Exame Logo

Governo dos EUA diminui expectativa de crescimento da economia

Desaquecimento do mercado de habitação influenciou a revisão para 2006 e os próximos dois anos.

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O governo americano anunciou nesta quarta-feira (22/11) que espera um crescimento econômico menor em 2006 e 2007 do que previu há seis meses. Foram revistas também as previsões de inflação, com expectativa de uma pequena alta para o próximo ano e 2008.

Segundo o presidente do Conselho Econômico do governo americano, Edward Lazear, a revisão acontece em parte pelo baixo desempenho do mercado de habitação. Com os novos valores, a Casa Branca ajusta também suas expectativas com relação ao Produto Interno Bruto (PIB). O crescimento esperado de 3,6% este ano foi alterado para 3,1% e as estimativas de 3,3% para 2007 foram revistas para 2,9%.

Veja também

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a queda nos preços da energia abaixou as expectativas do índice de preços ao consumidor da previsão de junho de 3% para 2,3%. Mesmo assim, a administração espera uma pequena alta para 2,6% nos próximos dois anos.

As novas previsões para o crescimento econômico dos Estados Unidos, nas quais o governo se baseia para fazer o novo orçamento, estão de acordo com as estimativas do setor privado. Eles prevêem um crescimento do PIB de 3,4% em 2006 e 2,6% em 2007.

Membros do governo afirmam que a economia do país continua forte e que não vêem sinais de preocupação sobre o crescimento econômico ou a inflação. O Secretário do Tesouro, Henry Paulson, afirmou, em comunicado, que a economia está caminhando para um crescimento mais sustentável, inflação mais estável e um mercado de trabalho mais consolidado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame