Mundo

Governador de Missouri anuncia retirada de Guarda Nacional

Governador Jay Nixon declarou que as tropas já não eram necessárias e que a polícia do estado vai cuidar da segurança de subúrbio


	Um policial acompanha uma manifestante que participava de um protesto contra a morte do jovem negro Michael Brown por um policial, em Ferguson
 (Joe Raedle/AFP)

Um policial acompanha uma manifestante que participava de um protesto contra a morte do jovem negro Michael Brown por um policial, em Ferguson (Joe Raedle/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 16h47.

Ferguson - O governador do Missouri ordenou nesta quinta-feira a retirada das tropas da Guarda Nacional de Ferguson, onde protestos têm ocorrido nas últimas semanas após a morte de um jovem negro por um policial.

O governador Jay Nixon declarou que as tropas já não eram necessárias e que a polícia do estado vai cuidar da segurança deste subúrbio de St. Louis, onde no dia 9 de agosto um agente da polícia local matou um adolescente negro desarmado.

A mobilização da Guarda Nacional na segunda-feira foi interpretada como um sinal de que tanto a polícia local quanto a estadual enfrentavam dificuldades para controlar a situação, depois de centenas de pessoas terem saído às ruas para protestar.

Mas Nixon disse que a Guarda Nacional se limitou a proteger o centro de comando da polícia, permitindo que seus agentes lidassem diretamente com os manifestantes e distúrbios.

"Como começamos a ver melhorias, pedi à Guarda Nacional do Missouri para iniciar o processo de retirada da cidade de Ferguson", disse ele.

O funeral de Michael Brown, de 18 anos, está previsto para segunda-feira. Mais protestos são esperados durante o fim de semana.

Algumas testemunhas disseram que o jovem estava com as mãos para cima quando foi baleado, enquanto fontes policiais alegam que ele tentou pegar a arma de um policial.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MortesPaíses ricosPoliciais

Mais de Mundo

EUA negam envolvimento em 'complô' para derrubar Maduro

Oposição na Venezuela denuncia prisões arbitrárias e assédio

Em busca da verdade: como as percepções das pessoas afetam a compreensão da realidade

Trump pede à Suprema Corte que suspenda sentença do caso de suborno a ex-atriz pornô