Mundo

Google venderá anúncios para rádios nos EUA

Acordo foi firmado com a maior cadeia do país em termos de receita e número de emissoras

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Google planeja começar a vender inserções publicitárias em mais de 675 estações de rádio pertencentes à cadeia Clear Channel Communications, a maior transmissora em termos de receita e número de estações dos Estados Unidos. O acordo foi anunciado nesta segunda-feira (16/04).

O acordo tem como objetivo fortalecer a estrutura de venda offline de anúncios montada pelo Google. Pelo contrato divulgado hoje, a companhia vai vender menos de 5% do bolo publicitário da Clear Channel por um sistema de comercialização baseado na internet. As companhias preferiram não revelar os termos financeiros envolvidos, mas declararam que a Clear Channel ficará com a maior parte da receita.

Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, a cadeia de rádio acredita que a parceria com o Google aumentará sua receita, já que permitirá que as centenas de milhares de anunciantes online que já trabalham com o gigante da internet comprem espaços publicitários na programação das rádios. "Estamos realmente focados em ganhar novos anunciantes", afirma John Hogan, principal executivo da cadeia.

As empresas não deixaram claro como lidarão com a atual equipe de vendas da cadeia, formada por mais de 5,2 mil pessoas. A possibilidade de que os anunciantes migrem para a plataforma do Google, em busca das melhores condições para o negócio, pode ser um problema - a Clear Chanel não indicou, por enquanto, nenhuma medida específica para estimular os anunciantes a manterem contato com a equipe de vendas atual.

A base da estratégia do Google de venda de anúncios de rádio pela internet foi formada no ano passado, quando a companhia comprou a dMarc Broadcasting Inc., que já oferecia esse serviço. Mais tarde, a companhia conseguiu parceiros como a XM Satellite Radio Holdings Inc. O Google, no entanto, estava até então limitado a vender anúncios para cerca de 900 estações de rádio, uma fração das mais de 11 mil estações não-educativas dos Estados Unidos, e uma quantia menor do que possuem concorrentes como a Bid4Spots Inc.

Na sexta-feira, o Google também anunciou um acordo para comprar a companhia de serviços publicitários online DoubleClick Inc por 3,1 bilhões de dólares. No começo do mês, a companhia já havia divulgado seu plano de fortalecer o negócio de venda de anúncios para televisão por meio de um acordo com a EchoStar Communications.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Telão da Times Square fica escuro após apagão cibernético; veja vídeo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Mais na Exame