Mundo

Gato lidera intenções de voto em cidade da Sibéria

"As pessoas chegaram a conclusão que não podemos confiar nas autoridades", explicou à AFP Ievguéni Kuznetsov, um aposentado de Barnaul


	Gato da raça Scottish Fold: o ex-prefeito de Barnaul, Igor Savintsev, renunciou em agosto após ter sido acusado de abuso de poder
 (AFP)

Gato da raça Scottish Fold: o ex-prefeito de Barnaul, Igor Savintsev, renunciou em agosto após ter sido acusado de abuso de poder (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 15h54.

Um gato chamado Barsik virou celebridade em Barnaul, uma cidade da Sibéria, liderando com folga as intenções de voto para as eleições municipais, de acordo com uma pesquisa online.

Os seguidos escândalos de corrupção que afetaram esta cidade de 650.000 habitantes ajudaram Barsik, um Scottish Fold de 18 meses, a obter 91% das intenções de voto para prefeito em uma pesquisa realizada pelo site de informação Altaï Online.

Cerca de 5.400 pessoas responderam a esta pesquisa postada no início de dezembro na rede social russa Vkontakte.

"As pessoas chegaram a conclusão que não podemos confirmar nas autoridades", explicou à AFP Ievguéni Kuznetsov, um aposentado de Barnaul.

O ex-prefeito de Barnaul, Igor Savintsev, renunciou em agosto após ter sido acusado de abuso de poder.

Prefeito desde 2010, ele teria vendido terrenos municipais a empresas dirigidas por membros de sua família por preços muito abaixo do mercado.

Seu filho Maxime está preso à espera de ser julgado por fraude e desvio de dinheiro, após ter sido extraditado da Tailândia em fevereiro.

As eleições municipais vão acontecer em 22 de dezembro.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesGatos

Mais de Mundo

Dalai Lama chega a Nova York para tratamento nos joelhos

Chefe de Governo alemão pede a Milei para prestar atenção à 'coesão social'

Calor extremo mata mais de mil pessoas durante peregrinação a Meca

Ministro israelense viaja a Washington para negociações cruciais sobre guerra em Gaza

Mais na Exame