Exame Logo

Funcionários da Airbus protestam na Europa contra cortes

Dez mil demissões foram anunciadas por causa dos prejuízos de 2006

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Trabalhadores da Airbus e da sua matriz, a EADS, se mobilizaram em toda a Europa em protesto ao corte de funcionários que deve acontecer em breve. A decisão de reestruturar a empresa foi anunciada junto com o balanço anual, na semana passada. Por causa dos prejuízos causados, entre outros motivos, pelo lançamento do megajumbo comercial A380 em 2006, haverá 10 mil demissões até 2010. Para a reestruturação da Airbus foram anunciadas 4.300 demissões na França, 3.700 na Alemanha, 1600 no Reino Unido, 400 na Espanha e o fim de acordos com prestadores de serviço.

Os empregados do consórcio convocaram funcionários a protestarem contra a medida. Nesta sexta-feira (16/3), ao meio-dia, as ruas estavam tomadas por trabalhadores indignados em vários pontos do continente europeu onde a empresa possui fábricas.

Veja também

Na Alemanha, os protestos reuniram cerca de 10 mil pessoas. A movimentação maior foi em Hamburgo, na sede da companhia, onde houve um encontro entre manifestantes oriundos de outras cinco fábricas da construtora de aviões. Entre gritos e faixas, duas mil pessoas formaram uma corrente humana ao redor de uma fábrica, em Laupheim, que será vendida.

Na França, outros assalariados e prestadores de serviço da Airbus se manifestaram na frente do escritório central da EADS. Toulouse, Nantes e Saint-Nazaire reuniram o maior número de pessoas. Na Espanha, o mesmo quadro. Fábricas cercadas e ruas tomadas por trabalhadores da companhia foram vistas em Madri, Cádiz e Toledo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame