Mundo

Freedom Tower de NY é eleito edifício mais alto da América

NY manteve durante muito tempo o título da cidade com o maior arranha-céu do mundo graças ao Empire State, mas em 1974 foi inaugurada Sears para tirar essa honra


	Freedom Tower: edifício nova-iorquino ganhou a disputa depois de o Conselho decidir que contabilizar a agulha instalada este ano
 (Getty Images)

Freedom Tower: edifício nova-iorquino ganhou a disputa depois de o Conselho decidir que contabilizar a agulha instalada este ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 15h21.

Nova York - A Freedom Tower de Nova York foi eleita o arranha-céu mais alto do continente americano com seus 542 metros, à frente da Willis Tower de Chicago, decidiu nesta terça-feira o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH).

O edifício nova-iorquino, cujo nome oficial é One World Trade Center, ganhou a disputa depois de o Conselho decidir que contabilizar a agulha instalada este ano, e que o fez passar de 417 para 542 metros, superando os 442 metros de altura do arranha-céu de Chicago.

O CTBUH também declarou que a Freedom Tower é o terceiro edifício mais alto do mundo, só atrás da torre Burj Khalifa (em Dubai), com 828 metros, e as Torres Abraj al Bait de Meca (na Arábia Saudita), com 601 metros.

"Embora à agulha esteja sem revestimento, ainda pode se ver que é um elemento arquitetônico", disse o diretor-executivo da CTBUH, Anthony Wood, que acrescentou que a agulha da Freedom Tower "não é só um mastro de aço para pendurar antenas parabólicas".

As normas atuais do CTBUH indicam que as antenas não são levadas em conta para contabilizar a altura total, mas as agulhas sim, por serem consideradas elementos arquitetônicos.

A decisão do conselho, no entanto, pondera que o One World Trade Center só poderá assumir definitivamente o título de edifício mais alto da América quando esteja "completamente terminado e ocupado", algo previsto para princípios do próximo ano.

A decisão do CTBUH, uma organização sediada em Chicago, pôs fim a 40 anos de supremacia da Willis Tower no continente.

A torre de Chicago, de 130 andares, tem no último andar um observatório com bar e restaurante muito populares, e era conhecida anteriormente por Sears Tower.

Ela chegou a ser o edifício mais alto do mundo, um título que perdeu há tempos para vários edifícios asiáticos.

Nova York manteve durante muito tempo o título da cidade com o maior arranha-céu do mundo graças ao mítico Empire State, mas em 1974 foi inaugurada a Sears para tirar essa honra. 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Metrópoles globaisNova YorkPaíses ricos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia