Exame Logo

Ford coloca Jaguar e Land Rover à venda

Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC foram contratados para viabilizar o negócio

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Ford vai colocar à venda a Jaguar e a Land Rover, suas duas marcas de luxo britânicas. Com o negócio, acredita-se que o objetivo da montadora americana - que vendeu a marca de carros esportivos Aston Martin a um consórcio em março - seja criar uma operação de automóveis mais enxuta e competitiva.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o mandato de venda da Jaguar e da Land Rover foi concedido aos bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC. As duas marcas serão negociadas em conjunto por causa das importantes sobreposições de suas operações, na visão do mercado. A Volvo, outra marca da Ford, não entrou no pacote de venda.

Veja também

Nesta segunda-feira (11/6), a Fiat negou que esteja considerando a compra das duas marcas. A Renault também desmentiu um relatório que a colocava em uma possível negociação. Outra que aparece nas especulações do mercado é a companhia de private equity Alchemy Partners, supostamente pronta para investir 3 bilhões de libras na compra das marcas - o que foi negado pela empresa.

A Ford teve um prejuízo recorde de 12,7 bilhões de dólares no ano passado, e agora passa por um plano de reestruturação para retomar a competitividade e o lucro nas operações da América do Norte. Em 2006, a divisão de automóveis da Ford que reúne Volvo, Jaguar e Aston Martin registrou um prejuízo, antes de contabilizados impostos, de 327 milhões de dólares, frente a um resultado negativo de 89 milhões de dólares no ano anterior. Apesar de não haver divulgação por marcas, o mercado acredita que a jaguar é a maior responsável pelas perdas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame