Mundo

Forças sírias recuperam estação de abastecimento de água

O Estado Islâmico havia paralisado as operações de abastecimento de água após a retomada de Aleppo pelo regime em dezembro

Aleppo: a população da segunda maior cidade da Síria não tem acesso à água corrente há cinquenta dias (Insight Mideast-Crisis/Syria-Aleppo-Fall Sana/Handout/Reuters)

Aleppo: a população da segunda maior cidade da Síria não tem acesso à água corrente há cinquenta dias (Insight Mideast-Crisis/Syria-Aleppo-Fall Sana/Handout/Reuters)

A

AFP

Publicado em 7 de março de 2017 às 16h30.

As forças do governo sírio retomaram o controle da estação de abastecimento de água que alimenta a cidade de Aleppo, até então nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI), informou nesta terça-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"As forças do regime retomaram a localidade de al-Khafsa e assumiram o controle da estação de bombeamento de água após a retirada dos extremistas do EI, pela ofensiva das tropas governamentais apoiadas por ataques russos", indicou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

O EI havia paralisado as operações de abastecimento de água após a retomada de Aleppo pelo regime em dezembro.

A população da segunda maior cidade da Síria não tem acesso à água corrente há cinquenta dias e as forças do regime fizeram da retomada desta instalação uma prioridade.

A estação de abastecimento está localizada no leste da província de Aleppo, perto do rio Eufrates.

A operação terrestre conduzida pelas forças do governo é acompanhada desde o seu lançamento, em janeiro, por ataques aéreos e bombardeios, o que levou a um grande êxodo de civis.

Pelo menos 26.000 pessoas fugiram da área desde 25 de fevereiro, de acordo com a ONU. Muitos foram para Minbej, cidade cerca de 20 km ao norte de al-Khafsa e controlada por uma aliança de combatentes curdos e árabes chamada Forças Democráticas da Síria (FDS, apoiada pelos Estados Unidos).

Acompanhe tudo sobre:SíriaEstado Islâmico

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro