Mundo

Fitch reitera rating BBB- da Grécia, em grau de investimento – uma década após crise da dívida

Agência de risco prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) grego crescerá 2,3% em 2024

Homem segura bandeira da Grécia em frente ao parlamento grego em Atenas: país manteve grau de investimento (Costas Baltas/Reuters)

Homem segura bandeira da Grécia em frente ao parlamento grego em Atenas: país manteve grau de investimento (Costas Baltas/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 31 de maio de 2024 às 20h47.

A agência de risco Fitch Ratings reafirmou a nota em moeda estrangeira de longo prazo da Grécia em BBB-, com perspectiva estável. O país, assim, mantém o grau de investimento, uma década após protagonizar a crise da dívida da zona do euro.

Segundo a agência, a avaliação reflete níveis de renda per capita e indicadores de governança elevados na comparação com pares. Mas a nação europeia ainda enfrenta endividamento elevado vulnerabilidade no setor bancário e desemprego alto, diz a instituição.

A Fitch prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) grego crescerá 2,3% em 2024 e 2,4% em 2025, bem acima da média da zona do euro (1,1%). Ao mesmo tempo, o déficit fiscal cairá para 0,8% do PIB no ano que vem, de acordo com a análise.

"A Fitch vê um forte compromisso com a prudência fiscal, com os planos fiscais de médio prazo do governo ancorados em premissas conservadoras de receitas, num momento em que as autoridades estão avançando com reformas ambiciosas de aumento de receitas", diz.

Acompanhe tudo sobre:GréciaFitch

Mais de Mundo

Trump pede apoio de evangélicos nas eleições de novembro

Bombardeio aéreo russo atinge prédio residencial e deixa três mortos e 37 feridos, afirma Ucrânia

Egito quer penalizar empresas turísticas pelas mortes de peregrinos em Meca

Governo colombiano inicia diálogo com dissidência das Farc

Mais na Exame