Exame Logo

Executivo japonês é condenado por fraude na Livedoor

Takafumi Horie foi considerado culpado e deverá cumprir pena de dois anos e meio

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O executivo Takafumi Horie rompeu, mais uma vez, o pontual dia a dia do mercado financeiro japonês. Ele foi condenado nesta sexta feira (16/3) a dois anos e meio de prisão por fraude na contabilidade no grupo que controla, a Livedoor. O abalo causado pela intervenção, feita por autoridades do país, em sua companhia só foi precido pela denúncia que culminou em sua condenação. A Bolsa de Valores de Tóquio fechou 20 minutos antes do habitual. Ela também sofreu a maior queda dos últimos dois anos . O eco desta história afetou o mercado financeiro em outras praças asiáticas.

A polícia japonesa acredita que o executivo teve um papel crucial na falsificação das contas de sua companhia. E nesta sexta-feira, o veredicto do juiz considerou comprovada a participação dele na transação que transformou 300 milhões de ienes (aproximadamente 2,5 milhões de dólares) de perdas em 5 bilhões de ienes (aproximadamente 42,8 milhões de dólares) de lucro, aumentando o valor das ações do grupo na Bolsa.

Veja também

O culpado se declarou inocente, como tem feito desde janeiro de 2006, quando as investigações começaram. Ele disse ter sido alvo das autoridades, que "montaram a história e o condenaram", publicou o jornal The New York Times. O grupo Liverdoor atuava, principalmente, em serviços feitos pela internet. (eles também operavam no setor financeiro e na indústria da comunicação). E já chegou a valer 5 bilhões de dólares e a controlar 50 empresas.

Horie é o empreendedor moderno com mais influência entre a nova geração de executivos do Japão e foi pioneiro no negócio que alavancou sua carreira. Ele fazia sua empresa crescer por meio de aquisições de outras companhias, não raras as vezes, comprando ações fora do mercado- algo considerado, entre os japoneses, um negócio sujo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame