Mundo

Ex-primeiro-ministro japonês Yasuhiro Nakasone morre aos 101 anos

Durante seu mandato como primeiro-ministro do Japão, que durou de 1982 a 1987, Nakasone foi um aliado fiel dos Estados Unidos

Yasuhiro Nakasone: Oficial naval da Segunda Guerra Mundial, político testemunhou a profundidade da derrota e devastação do Japão (Michael Caronna/Reuters)

Yasuhiro Nakasone: Oficial naval da Segunda Guerra Mundial, político testemunhou a profundidade da derrota e devastação do Japão (Michael Caronna/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de novembro de 2019 às 10h07.

Última atualização em 29 de novembro de 2019 às 10h09.

São Paulo — O ex-primeiro ministro japonês Yasuhiro Nakasone, nome importante da política pós-Segunda Guerra Mundial do país asiático, morreu nesta sexta-feira, 29, aos 101 anos de idade. O escritório de Hirofumi Nakasone, seu filho, afirmou que a morte aconteceu em um hospital de Tóquio, onde o ex-premiê havia se tratado recentemente.

Durante seu mandato como primeiro-ministro do Japão, que durou de 1982 a 1987, Nakasone foi um aliado fiel dos Estados Unidos e ficou conhecido por suas calorosas relações com o então presidente Ronald Reagan. Nakasone aumentou os gastos com defesa, tentou revisar a constituição pacifista do Japão e é lembrado por seus apelos ao patriotismo, que atraíam críticas.

Oficial naval da Segunda Guerra Mundial, Nakasone testemunhou a profundidade da derrota e devastação do Japão. Quatro décadas depois, ele liderou o país no auge de seu sucesso econômico. Após deixar o cargo, o ex-premiê se tornou um dos principais estadistas do Japão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapão

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina