Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Alan García, ex-presidente do Peru, comete suicídio após ordem de prisão

Alan García era investigado por crimes de corrupção vinculados com o caso Odebrecht

Modo escuro

Alan García foi presidente do Peru entre 1985-1990 e 2006-2011 (Guadalupe Pardo/Reuters)

Alan García foi presidente do Peru entre 1985-1990 e 2006-2011 (Guadalupe Pardo/Reuters)

R
Reuters

Publicado em 17 de abril de 2019, 12h47.

Última atualização em 17 de abril de 2019, 14h36.

Lima — O ex-presidente peruano Alan García morreu em um hospital de Lima, nesta quarta-feira, após atirar na cabeça enquanto a polícia chegava à residência dele para prendê-lo por ligação com caso de suborno e corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht, disseram autoridades.

García tinha 69 anos.

Habilidoso orador que governou o país por dois mandatos -- primeiro como político de esquerda e, depois, como campeão dos investimentos estrangeiros e livre comércio --, García enfrentava acusações de corrupção nos últimos anos, que negava repetidamente.

Ele foi uma das nove pessoas cuja prisão foi ordenada por um juiz devido a ligação com subornos distribuídos pela empreiteira Odebrecht, que desencadeou o maior escândalo da América Latina ao admitir publicamente em 2016 que subornou políticos e autoridades políticas para ganhar contratos lucrativos na região.

Membros do partido de García anunciaram o falecimento para multidões reunidas do lado de fora do hospital Casimiro Ulloa, onde o ex-presidente sofreu três paradas cardíacas e passou por uma cirurgia de emergência.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, disse no Twitter que estava "consternado" com a morte de García e manifestou condolências aos membros da família.

García governou o país como nacionalista de 1985 a 1990 antes de se transformar em um defensor do livre mercado e ganhar um novo mandato de cinco anos em 2006.

Ele negava irregularidades envolvendo a Odebrecht, alegando perseguição política como motivo de seus problemas legais.

"Outros podem se vender, mas eu não", afirmou García em comentários transmitidos na terça-feira, repetindo uma frase que usou com frequência quando seus inimigos políticos se envolveram na investigação da Odebrecht.

O ministro do Interior, Carlos Morán, disse em uma coletiva de imprensa antes da morte de García que o ex-presidente comunicou à polícia que precisava ligar para seu advogado após as autoridades chegarem a sua casa em Lima para prendê-lo.

"Ele entrou em seu quarto e fechou a porta atrás dele", disse Morán. "Em alguns minutos, um disparo de uma arma foi ouvido, e a polícia entrou à força no quarto e encontrou o Sr. García sentado com uma ferida em sua cabeça."

No ano passado, García pediu asilo político ao Uruguai após ser impedido de deixar o Peru. O Uruguai negou o pedido.

García seria o terceiro ex-presidente peruano a ir preso pelo caso Odebrecht. Em 2017-2018, Ollanta Humala passou nove meses em detenção pré-julgamento e Pedro Pablo Kuczynski foi preso sem acusações na semana passada.

Um quatro ex-presidente, Alejandro Toledo, está lutando contra extradição na Califórnia depois que um juiz peruano ordenou sua detenção por 18 meses em ligação ao caso Odebrecht em 2017.

Todos negaram envolvimento com a empreiteira brasileira.

No Peru, suspeitos criminais podem ser condenados a até três anos de prisão antes do julgamento caso os promotores demonstrem que têm provas que provavelmente levariam a uma condenação, e o suspeito possivelmente fugiria ou tentaria interferir na investigação.

Últimas Notícias

ver mais
Quem é Ajay Banga, o novo presidente do Banco Mundial
Mundo

Quem é Ajay Banga, o novo presidente do Banco Mundial

Há 3 horas
China desenvolve 79 modelos de inteligência artificial em grande escala
Mundo

China desenvolve 79 modelos de inteligência artificial em grande escala

Há 4 horas
Acordo comercial RCEP, maior bloco comercial do mundo, entra em vigor com 15 membros
Mundo

Acordo comercial RCEP, maior bloco comercial do mundo, entra em vigor com 15 membros

Há 4 horas
Casa Branca diz que Biden não vai assinar acordo do teto da dívida nesta sexta-feira
Mundo

Casa Branca diz que Biden não vai assinar acordo do teto da dívida nesta sexta-feira

Há 4 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais