Exame Logo

Euronext rejeita proposta de fusão com bolsa alemã

Acionistas, que também estudam oferta da NYSE, consideraram valores oferecidos pela Deutsche Börse "equivocados"

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Os acionistas da Euronext, a bolsa de valores da Europa, rejeitaram nesta terça-feira (23/5) uma proposta de fusão com a rival alemã Deutsche Börse. A oferta da concorrente consistia em um pagamento de 8,6 bilhões de euros (11 bilhões de dólares), efetivado por meio de dinheiro e ações.

Ontem, a bolsa de Nova York, comandada pelo NYSE Group, já havia feito feito uma proposta de compra da Euronext por 10,2 bilhões de dólares. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a oferta americana foi considerada muito baixa pelos acionistas da bolsa européia, o que motivou a investida da Deustche Börse, grupo que controla a bolsa de Frankfurt.

Veja também

Mas a proposta da alemã foi considerada "equivocada" pela Euronext, por ter usado como base de cálculo para o valor de compra a cotação de fechamento da bolsa européia na segunda-feira (22/5), de 67,55 euros, quando esperava-se o uso de uma média do preço de fechamento em um prazo mais longo.

O destino da bolsa européia decidirá também os rumos da London Stock Exchange, alvo da cobiça da NYSE e da própria Euronext, e da Nasdaq, que detém 25,1% da bolsa londrina.A possibiilidadede unir um aumento no volume de negociaçõesauma base de clientes em escala global vem impulsionando um processo de consolidação entre as empresas que controlam as bolsas mundiais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame