Exame Logo

EUA querem maior controle sobre exportações para a China

Governo americano teme que produtos de "duplo uso" possam estar abastecendo as forças militares chinesas

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Sob forte pressão para diminuir o déficit comercial com a China, os Estados Unidos temem que seus empresários acabem exportando bens de "duplo uso" - ou seja, que possam também ajudar a China a criar um arsenal militar. Muitos desses produtos podem servir tanto para a indústria tradicional, como também para a formação de um complexo de armas.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o governo americano deve divulgar, em breve, propostas para aumentar o controle das exportações.

Veja também

Um dos principais alvos do governo americano é a indústria de tecnologia, que não precisa de licença de exportação para a China. O objetivo é vetar a venda desses produtos apenas para as forças militares chinesas. Ou seja, civis ainda terão o direito à importação desses bens. Segundo informou o Departamento Comercial americano, a idéia é balancear a restrição aos militares com um afrouxamento nas vendas para a indústria tradicional.

A China já declarou algumas vezes que a importação de produtos tecnológicos de alta performance dos Estados Unidos é uma "prioridade". Oficiais chineses afirmaram que, se tivessem acesso a produtos como supercomputadores, poderiam aumentar suas importações dos Estados Unidos.Os empresários americanos do setor são a favor das vendas, já que, se os chineses não conseguirem comprar dos americanos, acabarão adquirindo os mesmos produtos de concorrentes europeus ou japoneses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame