Estado Islâmico diz que grupo vai lutar até o fim

Comunicado foi divulgado em uma rede social na internet seis dias após autoridades iraquianas afirmarem que Al Baghdadi foi ferido em um ataque aéreo no Iraque

Beirute - O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr Al Baghdadi, afirmou que o grupo vai lutar até o último homem, em uma gravação divulgada nesta quinta-feira.

Foi sua primeira aparição pública desde que a campanha liderada pelos EUA lançou bombardeios aéreos contra combatentes no Iraque e na Síria.

O comunicado foi divulgado em uma rede social na internet seis dias após autoridades iraquianas afirmarem que Al Baghdadi foi ferido em um ataque aéreo no Iraque.

Não ficou claro se a gravação foi feita antes ou depois do incidente.

No áudio de 17 minutos, o líder extremista jurou que lutaria até o fim. "Deus nos ordenou a lutar", afirmou.

"Por esse motivo, os militantes do Estado Islâmico estão lutando e nunca vão deixar o combate, ainda que fique apenas um homem", completou.

A gravação parecia autêntica e a voz parece a mesma dos comunicados anteriores divulgados pelo grupo. 

O grupo pediu aos muçulmanos que travem a guerra santa em todos os lugares e que ataquem e matem "apóstatas" na Arábia Saudita e no Iêmen, especificamente.

Acredita-se que uma gravação anterior motivou militantes na Argélia a matarem e decapitarem um cidadão francês. Fonte: Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.