Exame Logo

Especialistas discutem efeitos da chuva

Regiões atingidas recentemente em Angra dos Reis e Ilha Grande estarão na pauta da reunião

Vista do Morro da Carioca, no centro de Angra dos Reis, onde houve desabamento (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Rio de Janeiro - Para discutir os principais problemas e sugerir propostas de prevenção para as áreas de encosta e planície, a Coordenadoria dos Projetos de Pós- Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) promove hoje  (12) reunião sobre os efeitos das chuvas nesses locais.

O encontro será coordenado pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e terá a participação da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, de especialistas da própria coordenadoria e de outras instituições.

Veja também

A idéia da reunião surgiu na semana passada, quando o vice-governador e secretário de Obras do estado, Luiz Fernando Pezão, procurou Luiz Pinguelli Rosa para pedir o apoio da instituição na busca de soluções para os problemas de ocupação das encostas, principalmente nas áreas de risco.

Após o encontro, o governo do Rio apresentou aos prefeitos da Baixada Fluminense um levantamento feito pelo Laboratório de Hidrologia da Coppe, que prevê a remoção de famílias em pontos atingidos por enchentes.

Segundo a assessoria de imprensa da coordenadoria, o projeto propõe a construção de parques inundáveis, barragens e diques em áreas como Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Mesquita.

Os professores da Coppe Willy Lacerda e Maurício Ehrlich, especialistas em geotecnia, sobrevoaram, sexta-feira passada (8), as regiões mais atingidas em Angra dos Reis e Ilha Grande para avaliar a situação e propor ações de curto, médio e longo prazo que farão parte da proposta a ser entregue ao governo estadual.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame